Marxistas Resilientes

Apresentação da coleção



A coleção Marxistas Resilientes é dedicada ao pensamento de um conjunto de pensadores que ficaram marginalizados na história do pensamento marxista e social em geral. São pensadores que, apesar das condições adversas, produziram obras fundamentais para se pensar a sociedade capitalista, as lutas operárias, as revoluções sociais, entre outras questões, numa perspectiva crítica e revolucionária. Por isso são pensadores resilientes. O termo resiliente pode significar a capacidade de adaptação ou adequação a uma determinada situação ou então a capacidade de se desenvolver mesmo enfrentando condições adversas. É neste último sentido que expressa a ideia de marxismo resiliente.

O marxismo é, por natureza, um pensamento resiliente, pois no interior do capitalismo é extremamente difícil pensar o pós-capitalismo, principalmente fugindo das propostas pseudocomunistas de um capitalismo reformado. Neste sentido se torna fundamental recuperar os escritos e contribuições destes pensadores e essa é uma contribuição para a luta pela transformação radical e total das relações sociais. Marx abriu uma nova era para a consciência humana ao reconhecer a historicidade das sociedades humanas e do capitalismo e depois dele alguns marxistas seguiram sua trilha e a partir de novas experiências históricas e consciência antecipadora, avançaram na compreensão histórica da necessidade e tendência da superação do capitalismo e constituição da sociedade comunista ou autogestão social. Assim, Anton Pannekoek, Karl Korsch, Paul Mattick, Otto Rühle, Sylvia Pankhurst, Jan W. Makhaisky, entre diversos outros, são marxistas resilientes, ao contrário dos pseudomarxistas que se integraram ou não conseguiram desenvolver a radicalidade exigida pelo pensamento marxista.

A presente coleção publicará obras destes pensadores, marxistas autênticos e por isso resilientes. Em cada volume estaremos apresentando uma obra importante ou então textos selecionados destes autores, com o acréscimo de um prefácio que apresenta a obra e um posfácio que apresenta uma análise mais completa do pensamento do autor para que o leitor tenha uma percepção mais ampla e completa do mesmo.


VOLUMES PUBLICADOS:

01 - A Revolução Operária - Anton Pannekoek

Nenhum comentário:

Postar um comentário