A Concepção de Estado, Partidos e Sindicatos em Karl Marx

 MARX: ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS

Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva (orgs.)


Marx é considerado por muitos como um autor “estatista”, que seria um defensor da estatização da
sociedade e dos meios de produção e também defendia a necessidade de um partido centralizado que deveria assumir o poder estatal. O que a coletânea organizada por Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva faz é desmentir essa deformação do pensamento de Karl Marx. A obra apresenta detalhadamente a concepção de Karl Marx a respeito do Estado, dos partidos políticos e dos sindicatos. Retomando os escritos do fundador do marxismo, os autores apontam para a compreensão mais profunda e fundamentada do pensamento de Marx, que se revela um crítico da burocracia, do Estado, dos partidos e dos sindicatos. Essa é uma leitura fundamental para todos que se interessam pelo pensamento de Marx e queiram conhecer sua verdadeira concepção política.


A concepção de Marx a respeito do Estado, dos partidos políticos e dos sindicatos sempre foi ocultada, especialmente pelos pseudomarxistas. O pseudomarxismo apresenta a obra de Marx como uma apologia do Estado, do partido “revolucionário” e dos sindicatos. Para construir essa ficção, passam por cima de diversos textos de Marx, com o complemento de descontextualizar afirmações, retirar a obra do seu contexto social e histórico, adulterar o significado dos termos utilizados, bem como outros estratagemas discursivos que embasam a deformação do pensamento de Marx. Isso justifica e demonstra a importância da presente coletânea, que retoma a verdadeira concepção de Marx sobre o estado, os partidos e os sindicatos.

Título: Marx: Estado, Partidos e Sindicatos

Organizadores: Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva

Editora: Edições Redelp

Edição: 01

Ano: 2021

Páginas: 168

Coleção/Série: Dialética e Sociedade, 09.

ISBN: 978-65-86705-30-0

ISBN EBOOK: 978-65-86705-31-7


Sobre os Autores:

 

Matheus Almeida é antropólogo e militante autogestionário, Atualmente, faz doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP).

Nildo Viana é sociólogo e filósofo; doutor em sociologia (UnB) e autor de diversos livros, entre os quais "Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente" e "Escritos Metodológicos de Marx". 

Rubens Vinícius da Silva é sociólogo e militante autogestionário. Atualmente, faz doutorado em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. 


Onde Comprar

Booktrailer

Entrevista.

Resenha.

Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos