Nem Partidos Nem Sindicatos: A Reemergência das Lutas Autônomas no Brasil - Lucas Maia


Dados do Livro:

MAIA, Lucas. Nem Partidos, Nem Sindicatos: A Reemergência das Lutas Autônomas no Brasil. Goiânia: Edições Redelp, 2016. 305 p.


Sinopse:

Lucas Maia, nos ensaios reunidos no presente livro, apresenta uma análise fundamental das lutas sociais no Brasil contemporâneo ao lado de instigantes reflexões teóricas. As reflexões teóricas apontam para uma crítica radical de partidos e sindicatos, como organizações burocráticas e ultrapassadas (no sentido da lute proletária e revolucionária) e da necessidade de auto-organização e autogestão.  Essas reflexões são fundadas nas experiências revolucionárias do proletariado e retornam ao plano da luta concreta ao analisar algumas de suas diversas manifestações na sociedade brasileira. 


É nesse contexto intelectual que Lucas Maia analisa as lutas de classes no Brasil, discutindo as manifestações de 2013, movimentos grevistas, formas organizativas da população. Essa obra revela sua importância e atualidade ao mostrar os caminhos possíveis e o que efetivamente vem ocorrendo na realidade brasileira. É uma obra fundamental para os militantes, pesquisadores do movimento operário e dos movimentos sociais.


Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos