Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos - Nildo Viana

Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos - Nildo Viana


Os Super-Heróis muitas vezes são considerados seres fantasiosos que povoam o mundo ficcional da infância e juventude e que seriam inocentes e inofensivos. Assim, discutir heróis e super-heróis das histórias em quadrinhos seria algo sem grande importância e pouco relevante. O livro de Nildo Viana vem para dizer o contrário. Os heróis e super-heróis são apresentados como produtos sociais e históricos que revelam não apenas determinadas concepções e valores que buscam influenciar a população, como também são manifestações do inconsciente coletivo. Assim, resgatando a origem e desenvolvimento do gênero aventura e do gênero superaventura nas histórias em quadrinhos, Nildo Viana traz uma abordagem crítica e fundamental para todos que se interessam pela produção cultural na sociedade moderna e seus vínculos e impactos sociais.


Título: Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos

Autora: Nildo Viana

Editora: Edições Redelp

Ano: 2024

Páginas: 118

Coleção/Série: Comics, 02.

ISBN: 978-65-86705-43-0

ISBN EBOOK: 978-65-86705-46-1 (edição digital)

 

Sinopse

Nildo Viana une os recursos da sociologia, psicanálise e história para analisar os heróis e super-heróis das histórias em quadrinhos, abordando sua formação social e histórica, seu significado político e suas mensagens. Assim, uma reflexão sobre o gênero aventura e a emergência e significado do gênero superaventura é apresentada, mostrando os vínculos desses seres fantásticos da imaginação humana com os valores dominantes, com o inconsciente coletivo, com as necessidades e interesses sociais.

 

Texto da orelha:

O sucesso contemporâneo dos super-heróis é um acontecimento histórico que requer uma explicação. Nildo Viana aponta para alguns elementos que explicam a atratividade dos heróis e dos super-heróis das histórias em quadrinhos. Através de uma análise rigorosa dos valores repassados por seres desse universo ficcional, bem como sua relação com o inconsciente coletivo, Viana aponta para uma compreensão histórica mais profunda do gênero da aventura e da superaventura.

 

 

Sobre o autor:

Nildo Viana é sociólogo e filósofo; Professor da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; expert em teoria das histórias em quadrinhos; Autor de diversos livros, entre os quais “Cinema e Mensagem”; “A Concepção Materialista do Cinema”; “Linguagem, Discurso e Poder”; “Regimes de Acumulação e Épocas Literárias”; “Tropicalismo: A Ambivalência de um Movimento Artístico”; Organizador de várias obras, entre as quais “Super-Heróis, Cultura e Sociedade” (com Iuri Reblin); “Cultura e Sociedade” (com Maria Angélica Peixoto); “Valores e Histórias em Quadrinhos”.


Onde Comprar:

Livraria Redelp

Outras Livrarias.

Booktrailer (em breve)

Entrevista (em breve)



Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos