A Dialética Revolucionária - Nildo Viana (Coleção Dialética e Sociedade, 11)

A DIALÉTICA REVOLUCIONÁRIA - Nildo Viana

Coleção Dialética e Sociedade, 11

 


As ciências naturais estão num estágio primitivo de desenvolvimento? As ciências humanas são ideológicas? Os métodos científicos são obstáculos e não soluções? Karl Popper e a filosofia da ciência são pré-dialéticos? Essas e outras afirmações contidas na obra de Nildo Viana podem escandalizar muitos leitores. A partir de uma crítica desapiedada da ciência e das ideologias, o autor apresenta uma alternativa: a dialética revolucionária. Desde Heráclito e Aristóteles, passando por Kant e Hegel, até chegar a Marx, a dialética foi se constituindo até assumir sua forma revolucionária. Após um breve histórico desse trajeto, o autor focaliza os fundamentos da dialética marxista (teoria da consciência, teoria da realidade, teoria das categorias) e o método dialético, com suas categorias e regras analíticas. É uma obra surpreendente e que distingue a dialética marxista não somente de outras concepções que assumem esse nome, mas de quase tudo que se afirma como uma continuidade do pensamento de Marx. Viana apresenta o método dialético como um recurso heurístico vinculado à luta pela transformação social, o que lhe fornece suas bases revolucionárias, e que realiza uma revolução metódica, parte de uma revolução teórica e mental iniciada com Karl Marx.

  

Título: A Dialética Revolucionária
Autor: Nildo Viana
Editora: Edições Redelp
Edição: 01
Ano: 2024
Páginas: 648
Coleção/Série: Dialética e Sociedade, 11.
ISBN: 978-65-86705-50-8

Texto da orelha:

A dialética é a arte do diálogo? Um processo caracterizado pela tese-antítese-síntese? Uma concepção metafísica que expressa as leis da natureza, da sociedade e do pensamento? Nildo Viana responde que não é nada disso. A dialética é um método revolucionário. Ela está vinculada à perspectiva do proletariado, a classe revolucionária de nossa época e portadora do futuro, o que lhe permite enxergar além do horizonte e realizar o que Marx denominou “crítica desapiedada do existente”. Assim, o seu vínculo com uma classe e um objetivo revolucionário é o que lhe proporciona seu próprio caráter revolucionário. Viana expõe os elementos que mostram o caráter revolucionário do método dialético. Assim, a teoria da consciência, a teoria da realidade, a teoria das categorias, oferecem as bases para o desenvolvimento das categorias e regras da dialética marxista. Essa obra é uma contribuição fundamental para a discussão sobre a dialética. Nesse sentido, todos que se interessam pela perspectiva teórica revolucionária, assim como aqueles que buscam ampliar sua bagagem cultural e ter acesso a uma crítica radical das ciências, métodos científicos, abordagens filosóficas, encontram na leitura da presente obra uma “arma de luta” teórica.

 

 

Sobre o Autor: 

Nildo Viana é Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG (Universidade Federal de Goiás); sociólogo, filósofo; Doutor em Sociologia. É autor de diversas obras, tais como:

Escritos Metodológicos de Marx
A Consciência da História
Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente
A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx
Manifesto Autogestionário
O Modo de Pensar Burguês
Hegemonia Burguesa e Renovações Hegemônicas
O Capitalismo na Era da Acumulação Integral
A Mercantilização das Relações Sociais
Os Movimentos Sociais
As Esferas Sociais
Universo Psíquico e Reprodução do Capital
Os Valores na Sociedade Moderna
Memória e Sociedade
A Pesquisa em Representações Cotidianas
Cérebro e Ideologia
Teses Sobre os Sentimentos
Psicologia Social e Afetividade
Cinema e Mensagem
A Concepção Materialista da História do Cinema
O que é Marxismo?
Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social
Introdução à Crítica da Ideologia Gramsciana
Juventude e Sociedade
A Dinâmica da Violência Juvenil
Inconsciente Coletivo e Materialismo Histórico
Estado, Democracia e Cidadania
O Que São Partidos Políticos?
 

Onde comprar?

Livraria Redelp

Outras Livrarias

Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos