As Relações Étnicas em Moçambique e a Formação do Mociza - Óscar Namuholopa

AS RELAÇÕES ÉTNICAS EM MOÇAMBIQUE E A FORMAÇÃO DO MOCIZA

Óscar Namuholopa


O MOCIZA – Movimento Cívico de Solidariedade e Apoio ao Desenvolvimento da Zambézia é uma ramificação de um movimento étnico de Moçambique. A pesquisa sobre os movimentos sociais vem se ampliando nas últimas décadas e assim como ocorre um desenvolvimento teórico há também um desenvolvimento de pesquisa sobre casos concretos. Óscar Namuholopa traz, a partir de um sólido embasamento teórico-metodológico, explicitada em sua discussão teórica sobre movimentos sociais e movimentos étnicos, uma reflexão sobre Moçambique, sua história, lutas sociais e relações étnicas, para compreender a gênese, características, dinâmica e perspectivas do Mociza. O resultado final é uma rica contribuição para a análise dessa organização mobilizadora e sua importância no contexto da sociedade moçambicana. É uma leitura fundamental para quem se interessa por movimentos sociais e algumas de suas manifestações específicas.






Título: As Relações Étnicas em Moçambique e a Formação do Mociza

Autor: Óscar Namuholopa

Editora: Edições Redelp

Edição: 01

Ano: 2022

Páginas: 416

Coleção/Série: Movimentos Sociais, 04.

ISBN: 978-65-86705-39-3

ISBN EBOOK: 978-65-86705-32-4


Texto da orelha:

Óscar Namuholopa realiza uma análise profunda das relações étnicas em Moçambique para contextualizar e explicar o surgimento e as características do Mociza. Trata-se de uma obra fundamental para os pesquisadores e interessados em movimentos sociais, pois não só apresenta uma reflexão teórica sobre este fenômeno como efetiva uma análise dos movimentos étnicos e sua manifestação concreta no caso do Mociza. E isso ocorre a partir de uma perspectiva crítica e dialética. Enfim, é uma obra importante para entender o Mociza e elementos históricos e sociais de Moçambique.

 

Sobre o autor: 

Óscar Namuholopa é moçambicano, natural de Alto Molócuè, Província da Zambézia. É graduado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa, em 2010; Mestre (2017) e Doutor (2021) em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás – Brasil. É professor do quadro do Ministério da Educação em exercício na Província de Niassa em Moçambique. Os seus temas pesquisa são, principalmente, sobre a História das sociedades; Cultura e representações; e Movimentos Sociais, poder e Estado. 


Mais informações:

Onde Comprar

Booktrailer.

Entrevista (em breve).

Resenha (em breve).

Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos