O SIGNIFICADO DO FEMINISMO - MOVIMENTO FEMININO E IDEOLOGIA

O SIGNIFICADO DO FEMINISMO - MOVIMENTO FEMININO E IDEOLOGIA

Jaciara Reis Veiga


O feminismo é uma ideologia que se constitui como uma ramificação do movimento feminino. Essa é a tese central de Jaciara Veiga, que apresenta uma análise crítica do feminismo a partir de sua relação com o movimento feminino. A autora mostra que há uma luta pela rememoração das lutas femininas e, nesse processo, ocorre uma hegemonia feminista que acaba transformando até as mulheres críticas do feminismo em adeptas dessa ideologia. Nesse sentido é uma obra fundamental para entender uma das concepções mais influentes na sociedade contemporânea.


Texto da Orelha:

Jaciara Veiga aborda o feminismo a partir de uma perspectiva crítica. Questionando a relação entre movimento feminino e feminismo, a autora mostra como este último surgiu e se desenvolveu até se tornar hegemônico no movimento das mulheres. A autora mostra a crítica ao feminismo realizada por autoras marxistas e a luta pela memória, que faz que mulheres que recusaram a ideologia feminista sejam, posteriormente, consideradas suas representantes. Essa é uma obra importante para todos os interessados em entender o feminismo e sua história, bem como seus problemas e raízes sociais.


Sobre a autora:

Jaciara Veiga é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás; Mestre em sociologia pela mesma universidade. A sua área de interesse e pesquisa envolve temas como valores, representações, intelectualidade, movimentos sociais, movimento feminino e feminismo, entre outros.


Mais informações:

Onde Comprar

Booktrailer (em breve).

Entrevista (em breve).

Resenha (em breve).


Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos