A Dialética Revolucionária - Nildo Viana (Coleção Dialética e Sociedade, 11)

A DIALÉTICA REVOLUCIONÁRIA - Nildo Viana

Coleção Dialética e Sociedade, 11

 


As ciências naturais estão num estágio primitivo de desenvolvimento? As ciências humanas são ideológicas? Os métodos científicos são obstáculos e não soluções? Karl Popper e a filosofia da ciência são pré-dialéticos? Essas e outras afirmações contidas na obra de Nildo Viana podem escandalizar muitos leitores. A partir de uma crítica desapiedada da ciência e das ideologias, o autor apresenta uma alternativa: a dialética revolucionária. Desde Heráclito e Aristóteles, passando por Kant e Hegel, até chegar a Marx, a dialética foi se constituindo até assumir sua forma revolucionária. Após um breve histórico desse trajeto, o autor focaliza os fundamentos da dialética marxista (teoria da consciência, teoria da realidade, teoria das categorias) e o método dialético, com suas categorias e regras analíticas. É uma obra surpreendente e que distingue a dialética marxista não somente de outras concepções que assumem esse nome, mas de quase tudo que se afirma como uma continuidade do pensamento de Marx. Viana apresenta o método dialético como um recurso heurístico vinculado à luta pela transformação social, o que lhe fornece suas bases revolucionárias, e que realiza uma revolução metódica, parte de uma revolução teórica e mental iniciada com Karl Marx.

  

Título: A Dialética Revolucionária
Autor: Nildo Viana
Editora: Edições Redelp
Edição: 01
Ano: 2024
Páginas: 648
Coleção/Série: Dialética e Sociedade, 11.
ISBN: 978-65-86705-50-8

Texto da orelha:

A dialética é a arte do diálogo? Um processo caracterizado pela tese-antítese-síntese? Uma concepção metafísica que expressa as leis da natureza, da sociedade e do pensamento? Nildo Viana responde que não é nada disso. A dialética é um método revolucionário. Ela está vinculada à perspectiva do proletariado, a classe revolucionária de nossa época e portadora do futuro, o que lhe permite enxergar além do horizonte e realizar o que Marx denominou “crítica desapiedada do existente”. Assim, o seu vínculo com uma classe e um objetivo revolucionário é o que lhe proporciona seu próprio caráter revolucionário. Viana expõe os elementos que mostram o caráter revolucionário do método dialético. Assim, a teoria da consciência, a teoria da realidade, a teoria das categorias, oferecem as bases para o desenvolvimento das categorias e regras da dialética marxista. Essa obra é uma contribuição fundamental para a discussão sobre a dialética. Nesse sentido, todos que se interessam pela perspectiva teórica revolucionária, assim como aqueles que buscam ampliar sua bagagem cultural e ter acesso a uma crítica radical das ciências, métodos científicos, abordagens filosóficas, encontram na leitura da presente obra uma “arma de luta” teórica.

 

 

Sobre o Autor: 

Nildo Viana é Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG (Universidade Federal de Goiás); sociólogo, filósofo; Doutor em Sociologia. É autor de diversas obras, tais como:

Escritos Metodológicos de Marx
A Consciência da História
Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente
A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx
Manifesto Autogestionário
O Modo de Pensar Burguês
Hegemonia Burguesa e Renovações Hegemônicas
O Capitalismo na Era da Acumulação Integral
A Mercantilização das Relações Sociais
Os Movimentos Sociais
As Esferas Sociais
Universo Psíquico e Reprodução do Capital
Os Valores na Sociedade Moderna
Memória e Sociedade
A Pesquisa em Representações Cotidianas
Cérebro e Ideologia
Teses Sobre os Sentimentos
Psicologia Social e Afetividade
Cinema e Mensagem
A Concepção Materialista da História do Cinema
O que é Marxismo?
Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social
Introdução à Crítica da Ideologia Gramsciana
Juventude e Sociedade
A Dinâmica da Violência Juvenil
Inconsciente Coletivo e Materialismo Histórico
Estado, Democracia e Cidadania
O Que São Partidos Políticos?
 

Onde comprar?

Livraria Redelp

Outras Livrarias

Valores e Histórias em Quadrinhos - As manifestações valorativas no universo ficcional das histórias em quadrinhos

Título: Valores e Histórias em Quadrinhos

Subtítulo: As manifestações valorativas no universo ficcional das histórias em quadrinhos

Organizador: Nildo Viana

Autores: Edmilson Marques, Maria Angélica Peixoto, Nildo Viana

Editora: Edições Redelp

Edição: 01

Ano: 2024

Páginas: 138

Coleção/Série: Comics, 03.

ISBN: 978-65-86705-47-8

ISBN EBOOK: 978-65-86705-51-5

Sinopse
O ser humano é um ser valorativo, embora nem sempre esteja consciente disso. Ele valora e desvalora tudo o tempo todo. Ele atribui valores aos seres, objetos, pessoas, relações, obras de arte, bem como atribui desvalores. Isso não é diferente quando se trata de histórias em quadrinhos. Alguns indivíduos valoram as histórias em quadrinhos e outros as desvaloram. Porém, o livro organizado por Nildo Viana tematiza as manifestações valorativas nas histórias em quadrinhos, ou seja, os valores repassados pelo universo ficcional produzido pelos quadrinistas. Além de uma discussão teórico-metodológica sobre essa questão, a coletânea apresenta análise dos valores manifestos em casos concretos, como Mafalda, Namor, Mulher-Maravilha, Recruta Zero e Mortadelo e Salaminho.


Para adquirir:

Capitalismo e Questão Racial - Cleito Pereira dos Santos e Nildo Viana (orgs.)

Título: Capitalismo e Questão Racial

Organizadores: Cleito Pereira dos Santos e Nildo Viana

Autores: Cleito Pereira dos Santos, Lisandro Braga, Mário Maestri, Nildo Viana.

Coleção: Dialética e Sociedade, 10.

Edição: 2

Editora: Edições Redelp

Páginas: 154

Ano: 2024

ISBN: 978-65-86705-49-2
ISBN Ebook: 978-65-86705-48-5

Sinopse:
Existe alguma relação entre capitalismo e racismo? A resposta que o presente livro fornece é sim. Sendo assim, a pergunta seguinte passa a ser qual é esta relação? O conjunto de ensaios que compõe esta coletânea responde a esta questão através de reflexões conceituais, tal como a definição de raça e etnia, da explicação teórica da relação histórica entre capitalismo e racismo, das origens do pensamento racista e de análise das manifestações racistas na sociedade capitalista e questão das cotas raciais, inserida na problemática do capitalismo contemporâneo. Enfiem, é uma obra que fornece uma percepção ampla da questão racial e seu envolvimento na dinâmica do modo de produção capitalista.

Intelectuais e Sociedade - Organização de Nildo Viana

A intelectualidade é um grupo social? Uma classe? Uma categoria? Qual é a relação entre o intelectual como indivíduo e intelectualidade? Essas questões são debatidas em alguns textos da presente coletânea e são acompanhadas por discussões sobre as críticas que Mattick e Viana endereçam a Nomad e Foucault, a questão da inserção da mulher na intelectualidade, a trajetória de José Ingenieros como intelectual, a relação entre intelectuais e políticas governamentais. A presente obra é uma leitura importante para quem quer compreender a intelectualidade como coletividade e algumas das questões fundamentais em torno dela.




Título: Intelectuais e Sociedade
Organizador: Nildo Viana
Autores: Edmilson Borges da Silva, Erisvaldo Souza, Jaciara Veiga, Lisandro Braga, Natália Laurias, Nildo Viana, Ricardo Golovaty, Veralúcia Pinheiro.
Editora: Edições Redelp
Edição: 01
Ano: 2024
Páginas: 196
Coleção/Série: Dialética e Sociedade, 10.
ISBN: 978-65-86705-45-4
ISBN EBOOK: 978-65-86705-44-7

Para adquirir:

Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos - Nildo Viana

Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos - Nildo Viana


Os Super-Heróis muitas vezes são considerados seres fantasiosos que povoam o mundo ficcional da infância e juventude e que seriam inocentes e inofensivos. Assim, discutir heróis e super-heróis das histórias em quadrinhos seria algo sem grande importância e pouco relevante. O livro de Nildo Viana vem para dizer o contrário. Os heróis e super-heróis são apresentados como produtos sociais e históricos que revelam não apenas determinadas concepções e valores que buscam influenciar a população, como também são manifestações do inconsciente coletivo. Assim, resgatando a origem e desenvolvimento do gênero aventura e do gênero superaventura nas histórias em quadrinhos, Nildo Viana traz uma abordagem crítica e fundamental para todos que se interessam pela produção cultural na sociedade moderna e seus vínculos e impactos sociais.


Título: Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos

Autora: Nildo Viana

Editora: Edições Redelp

Ano: 2024

Páginas: 118

Coleção/Série: Comics, 02.

ISBN: 978-65-86705-43-0

ISBN EBOOK: 978-65-86705-46-1 (edição digital)

 

Sinopse

Nildo Viana une os recursos da sociologia, psicanálise e história para analisar os heróis e super-heróis das histórias em quadrinhos, abordando sua formação social e histórica, seu significado político e suas mensagens. Assim, uma reflexão sobre o gênero aventura e a emergência e significado do gênero superaventura é apresentada, mostrando os vínculos desses seres fantásticos da imaginação humana com os valores dominantes, com o inconsciente coletivo, com as necessidades e interesses sociais.

 

Texto da orelha:

O sucesso contemporâneo dos super-heróis é um acontecimento histórico que requer uma explicação. Nildo Viana aponta para alguns elementos que explicam a atratividade dos heróis e dos super-heróis das histórias em quadrinhos. Através de uma análise rigorosa dos valores repassados por seres desse universo ficcional, bem como sua relação com o inconsciente coletivo, Viana aponta para uma compreensão histórica mais profunda do gênero da aventura e da superaventura.

 

 

Sobre o autor:

Nildo Viana é sociólogo e filósofo; Professor da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; expert em teoria das histórias em quadrinhos; Autor de diversos livros, entre os quais “Cinema e Mensagem”; “A Concepção Materialista do Cinema”; “Linguagem, Discurso e Poder”; “Regimes de Acumulação e Épocas Literárias”; “Tropicalismo: A Ambivalência de um Movimento Artístico”; Organizador de várias obras, entre as quais “Super-Heróis, Cultura e Sociedade” (com Iuri Reblin); “Cultura e Sociedade” (com Maria Angélica Peixoto); “Valores e Histórias em Quadrinhos”.


Onde Comprar:

Livraria Redelp

Outras Livrarias.

Booktrailer (em breve)

Entrevista (em breve)



Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos