Movimentos Sociais: Questões Teóricas e Conceituais

 MOVIMENTOS SOCIAIS: QUESTÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS


Os movimentos sociais são analisados em diversos aspectos nessa obra, numa abordagem teórica e conceitual que abarca distinções fundamentais, bem como análises de alguns dos principais movimentos. O livro, organizado por Nildo Viana, conta ainda com a contribuição de Anderson Nowogrodzki, Gabrielle Andrade, Jean Isídio, Juliana Furtado, Leon Costa, Nildo Viana e Rejane Medeiros. O conceito de movimentos sociais e sua diferenciação com outros fenômenos sociais, uma análise teórica dos movimentos populares e dos movimentos sociais urbanos, a relação entre movimentos sociais e utopia, o neo-ateísmo, o MST, o Movimento Negro, são abordados nessa obra fundamental para quem quer compreender os movimentos sociais.





Título: Movimentos Sociais: Questões Teóricas e Conceituais.

Organizador: Nildo Viana

Autores: Anderson Nowogrodzki, Gabrielle Andrade, Jean Isídio, Juliana Furtado, Leon Costa, Nildo Viana, Rejane Medeiros.

Editora: Edições Redelp.

Edição: 2

Ano: 2020.

ISBN: 978-65-86705-25-6 (livro impresso)  978-65-86705-24-9 (ebook).


SINOPSE:

Movimentos Sociais: Questões Teóricas e Conceituais é uma coletânea que desenvolve diversas reflexões e análises sobre os movimentos sociais no sentido de permitir o esclarecimento conceitual e teórico dos mesmos. Assim, seja partindo de uma reflexão teórica ou seu vínculo com casos concretos, os artigos tratam de diversas questões relativas aos movimentos sociais, como a questão de sua distinção em relação a protestos e manifestações, o significado da hegemonia e utopia no seu interior, bem como análises dos movimentos sociais populares e movimentos sociais urbanos, movimento neo-ateísta, MST e Movimento Negro. É uma leitura fundamental para os interessados na temática dos movimentos sociais.

Comprar.

Booktrailer.


Para entender a concepção política de Marx:

Para entender a concepção política de Marx:
Marx: Estado, Partidos e Sindicatos